segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Sinal verde para as Redes Sociais no trabalho

Lendo um artigo de Edmar Bulla no site dos Administradores.com, achei interessante o assunto. Tratava-se das redes sociais no trabalho e seus limites. Então resolvi escrever também sobre esse assunto tão vivido no cotidiano das empresas.
Entre uma pesquisa e outra que vejo nas matérias escritas por vários autores, percebo o mesmo problema: a repressão por parte das empresas, quando o assunto é o uso das redes sociais. Muitas pessoas se conectam na internet através de seus dispositivos móveis, quando as redes sociais são bloqueadas ou restritas na empresa.
Acho um exagero chegar a esse ponto, existem algumas organizações que já entenderam a importância da sua presença nas redes sociais e a dos perfis de seus usuários, já outras insistem em continuar na mesmice.
Toda empresa necessita vender o seu produto ou serviço e por isso o relacionamento com os clientes é indispensável. Não basta vender, o pós venda é mais importante, fidelizar é essencial. A sobrevivência da organização depende desses fatores.
As redes sociais  são ferramentas que além de divulgar, são excelentes em manter o contato com o público e na administração de um ótimo relacionamento.
O que está sendo comentado também é o desempenho dos trabalhadores. Muitos preferem trabalhar em casa, longe do ambiente de trabalho e perto da harmonia do lar. O governo inglês, com o apoio da Microsoft quer convencer as pessoas a trabalharem em casa, por questões de segurança, privacidade de dados, dispersão, sem contar com os congestionamentos em algumas cidades, então o home office é uma opção que resolveria muitos problemas. É claro que só para  algumas atividades que necessitam apenas da internet. Podem ser feitas perfeitamente em casa, reduzindo os custos.
Essa questão merece ser bem estudada pelos empresários que pretendem mudar os perfis de seus colaboradores, é um novo caminho oferecido pela era da informação.
Diante de tantas mudanças que não param de ocorrer, é inevitável excluir de nossas atividades pessoais e profissionais as redes . Elas estão presentes em nossas vidas e não há como negar a importância que elas representam.
O sinal verde deve ser acionado sim para as redes sociais, com responsabilidade e profissionalismo. As empresas devem parar de dar o sinal vermelho, buscar informações e manter suas políticas dentro da realidade que o  mercado de trabalho necessita. Os colaboradores devem estar conectados e procurar melhorias para a organização, buscando sempre a inovação.


2 comentários:

  1. Muito bem colocado Lady Barbara, alias, como sempre são seus posts, mas voltando ao assunto, acho que no lugar da proibição, deveria se existir uma ação por parte dos responsáveis pela empresa em educar os colaboradores em formas de utilizar as redes sociais, para que as duas partes saiam ganhando.

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  2. Olá, como faço para lhe enviar um e-mail??

    abraços

    Pedro Prochno
    @prochno
    www.blogrelacoes.com.br

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