O termo Responsabilidade Social ganhou impulso através das ONGS e as
organizações privadas também a adotaram em suas práticas. O meio ambiente sempre foi um assunto sério a ser
debatido por todo o planeta, mas infelizmente tais debates não surtiram os
efeitos necessários para a sua salvação. E por esse motivo, o aparecimento de
ONGS começou a crescer com o objetivo de conscientizar a população. E antes de
falar da RSC começarei pelo grande motivo que transformou o posicionamento das
organizações.
Nos últimos anos tivemos provas suficientes que a natureza está revidando
o que tiramos dela, e sua forma de agir não é nada agradável. Grandes destruições
acontecem em todo o mundo e os culpados disso já sabemos, só não queremos
admitir, apenas alguns tentam concertar os erros cometidos. Pois bem, as
organizações fazem parte da comunidade onde estão inseridas e ao perceber o
impacto que suas atividades causam e a preocupação dos seus públicos com o meio
ambiente, elas começam a pensar em várias formas de como ajudar seus públicos e
ser reconhecida ao mesmo tempo.
Logicamente que as empresas não vão se interessar somente em ajudar a
natureza porque são boazinhas, elas querem obter prestígio perante seus
públicos e melhorar sua imagem institucional. Pois os consumidores de hoje não
compram somente o produto ou utilizam o serviço da organização, eles querem
conhecer a empresa, saber o que ela faz e se ela se preocupa com o meio
ambiente, claro. Nenhum consumidor será fiel a uma organização que polui e nada
faz para salvar o planeta.
Isso tudo faz parte do quadro em que vivemos e a essa preocupação das
empresas chamamos de Responsabilidade Social Corporativa (RSC). As ações
sociais realizadas por organizações ajudam o país a se desenvolver mais, a
diminuir a pobreza, a aumentar a educação e através de parcerias é possível
trabalhar e melhorar a vida de muitas pessoas carentes desses recursos. Tais ações
não são suficientes para que uma empresa seja vista como socialmente responsável,
é preciso ser transparente, sendo ética e correta em suas atividades.
Muitos empresários se dizem inovadores, mas será que os mesmos procuram
transformar as empresas em organizações que tenham a cidadania empresarial? Pois
se uma organização se diz ser uma grande
família, onde todos os públicos participam e são tratados como peças
importantes no seu sucesso, então ela deve pensar na sociedade também. Caso
contrário, a sua imagem sofrerá danos por não provar ser o que o ela diz.
A globalização trouxe consigo a triste realidade dos países, e o nosso
infelizmente não fica de fora quando se trata das desigualdades sociais. E esse
quadro fez com que a sociedade mudasse o jeito de pensar e agir com o próximo.
Enquanto as empresas, perceberam que serem solidárias não basta, precisam ser
responsáveis, investindo em atividades que gerem bons resultados para a
sociedade e satisfação a todos que estão envolvidos.
A Responsabilidade Social Corporativa não está presente só nas grandes
organizações, pequenos empresários também investem nessa área e de alguma
maneira contribuem com o desenvolvimento da sociedade. Através dessas ações
empresarias juntamente com os indivíduos
da sociedade o país tem mais chances de se desenvolver e preparar futuros cidadãos para que sejam ainda melhores
e cumpram seus direitos e deveres.
Sim, você abordou de uma forma bem transparente o que uma empresa faz para conseguir prestigio e melhorar a própria imagem. No entanto, as diferenças sociais nunca vão acabar; e mesmo que sejam fabricados produtos recicláveis a todo o momento, se eles tiverem um custo alto às pessoas de classe alta não irão comprar menos ainda as de classe baixa. Entende-se que, essas estratégias feitas por essas organizações estão no caminho certo, mais ainda a um longo caminho a percorrer. Parabéns pelo texto!
ResponderExcluir