terça-feira, 30 de agosto de 2011

A importância das RPs nas organizações

       Muitos ainda se perguntam qual a função do profissional de Relações Públicas e qual a importância deles na empresa. Por ser uma profissão pouco conhecida ainda, as Relações Públicas trabalham na comunicação da organização. Exercem múltiplas funções, dentre elas estão: planejar a comunicação, analisar e realizar pesquisas de opinião pública, elaborar veículos de comunicação, organizar eventos, coordenar cerimoniais e protocolos, zelar pela imagem da organização  e muitas outras.

Conforme a comunicação vai se transformando e ganhando novas formas de interação, a profissão de RP também vai seguindo novos caminhos. Pois com o avanço do ciberespaço, abriram-se mais áreas onde os profissionais de RP possam atuar.
As RPs são como pontes que ligam a empresa aos seus públicos. São responsáveis por essa interação, que é muito importante para a sobrevivência da empresa. Como todo ser humano precisa se comunicar e manter um relacionamento com outros seres, o mesmo acontece com as organizações e seus públicos.

Toda organização necessita compreender o que o seu público precisa e assim deve satisfazê-los através de seus serviços e/ou produtos. Manter um bom relacionamento é o segredo do sucesso que se atrela a outras práticas para a empresa se manter na lista das preferidas dos consumidores.
A capacidade que um profissional de Relações Públicas tem em saber ouvir os dois lados (empresa e público) é a grande responsável pela boa comunicação. Pois a comunicação só será corretamente praticada, se houver o entendimento de todos os envolvidos nela, o feedback.
A tecnologia inovou o campo da comunicação que ganhou novos caminhos a serem analisados e debatidos. A popularização da internet é um exemplo de como a comunicação revolucionou a velha questão do distanciamento entre as sociedades. Tornou isso, um problema do passado, quebrando as barreiras que antes eram evidentes sem a ajuda da tecnologia.
A partir dessa realidade, junto com a comunicação, os profissionais da área tiveram que seguir o mesmo caminho, o da inovação. As mudanças ocorridas mostraram que os profissionais de comunicação devem se manter sempre em alerta com tais mudanças. Que obviamente sempre chegarão com o passar dos dias.
Exatamente por essas questões, as RPs são profissionais atualizados, e sempre buscam as melhores formas de melhorar o ambiente de trabalho de uma organização. Por serem responsáveis também pela comunicação interna, assumem um papel importante quando transformam o ambiente interno, em um lugar agradável de se trabalhar.
 Toda e qualquer organização, necessita de um profissional que pense não só na sua imagem, mas no seu futuro e nos seus colaboradores. E para que ela possa atingir seus objetivos, esse profissional, buscará através de planejamentos e práticas os melhores resultados, visando não só o sucesso, mas a boa reputação da organização. E o profissional que trabalha com essas tarefas e diversos tipos de relacionamentos, são as Relações Públicas. Só através das estratégias utilizadas por eles, a comunicação trará a verdadeira satisfação entre empresa e público.




Esse artigo foi escrito especialmente para o site da Attitude RH http://www.attituderh.com.br/home_0.html e agora compartilhando por aqui também!

Um comentário:

  1. É impressionante como esses profissionais de Relações Públicas são importantes para a sobrevivência da empresa, e tem a grande tarefa de se manterem atualizados e unir empresa e público. E com tantas tarefas assim fazer projetos em curto e longo prazo a todo o momento e ainda assim manter a imagem da empresa no alto. As empresas deveriam investir mais nesses profissionais.

    ResponderExcluir