quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Letramento Digital

Hoje participei de um dos Seminários que houve na UFPB bastante produtivo com  professores da UFRN. Entre assuntos interessantíssimos da área de comunicação, um deles chamou mais a atenção por ser um tema novo pra mim, é claro.
Bem,  com a  explicação do professor Adriano , entendi que o Letramento Digital é um evento de leituras e escritas digitais, sociais, que ocorrem no ciberespaço. Ou seja, o que vivenciamos no nosso cotidiano e que os jovens aprendem e participam sem nenhum problema. 
Como sujeitos sociais, compartilhamos no ciberespaço todo tipo de informação que faz parte  da compreensão do mundo que cada um de nós temos. Pois cada indivíduo traz consigo referencias adquiridas ao longo de sua  vida. E a partir dessa realidade ele constrói seu próprio modo de pensar e agir.
Participamos da construção dinâmica do ciberespaço através das redes sociais, orkut, blog, facebook, youtube,twitter, etc... E esse mundo digital trouxe um novo modo de ler e escrever onde acabamos adotando-o  em nossas atividades.
Para nós, nativos digitais, o letramento digital é simples, porque enquanto lemos algo na web, podemos escutar música, ver a tv, ou conversar com alguém, ao mesmo tempo. Já nos acostumamos a ser multitarefa, fazer tudo ao mesmo tempo. Enquanto a nossa a geração a cada dia aprende mais a utilizar as ferramentas que o ciberespaço proporciona, as gerações futuras vão tirar de letra e se adaptarem rapidamente a esse mundo.
O que preocupa é que no mundo virtual todos sabem escrever e se dar bem,todos adorem escrever né, mas e no mundo real? será que sabemos escrever tão bem? temos dificuldades em fazer algum tipo de texto?
Pelo menos, os jovens são os mais afetados, pois são experts em técnicas digitais, mas no colégio sentem dificuldade na hora de escrever, de colocar as idéias no papel.
Como será o futuro da leitura e escrita no mundo real? Será que conseguiremos unir os dois mundos e levaremos para o digital a boa escrita e a boa leitura?


Boa noite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário