terça-feira, 23 de agosto de 2011

O narcisismo nas Mídias Sociais



A Geração Z , são os que mais utilizam as redes sociais para manterem relacionamentos. Além de gastarem horas em frente ao computador, buscam muito mais que informações e entretenimento, buscam a felicidade.
Mas como é possível encontrar a felicidade na internet, já que esse estado de espírito é vivido em momentos, e não algo que passamos a vida procurando? Pois bem, realmente a felicidade não está escondida em algum lugar e principalmente no mundo virtual! Mas os jovens acham que ela está atrás de seus perfis publicados nas redes sociais, nos elogios e declarações postadas em suas páginas.
Estamos vivendo uma época em que as pessoas buscam a perfeição, a beleza passa a ser um fator determinante na vida de muitos. O narcisismo é descrito na mitologia grega, ao falar do jovem Narciso, belo rapaz que foi amaldiçoado e que acabou se apaixonando por sua própria beleza e ao admirar a sua  imagem morreu afogado.
Muitos jovens só sentem-se satisfeitos quando sabem que são belos e quando são admirados por colegas. E isso é muito fácil de observar nos perfis do Orkut e do facebook. Nas fotos percebemos quando há o uso do programa de photoshop ou qualquer outro programa que existe. A perfeição que encontramos é incrível, milagres que só esses programas realizam.
A ausência de manchas, espinhas, olhos vermelhos e outros pequenos detalhes que toda foto revela é um exemplo desse disfarce. Esconder defeitinhos é uma mania que todos nós temos. E com tantas opções, porque a nova geração seria diferente?
Com a rápida ascensão das redes sociais, a visibilidade dos álbuns de fotos ganhou muitos usuários. Depois da câmera digital e celular, todo mundo se entregou ao fascínio da fotografia e aos flashes. E com tanta facilidade e rapidez são postadas milhares de fotos a cada dia.
            Os jovens sentem a necessidade de fazer parte desse mundo “perfeito” que é mostrado pela TV, famosos com corpo definido e pele impecável. São as referências mais buscadas e copiadas. O fato é que essas pessoas perfeitas mostradas na TV, não são exatamente do mesmo jeito na vida real. Isso todos sabem, há os efeitos (milagres da Televisão), mas ainda assim querem arriscar.

A questão de cirurgia plástica chega a ser um problema na vida de jovens que se sentem inferior por causa da aparência. Muitos se excluem de atividades, deixam de sair de casa e acaba afetando o seu estado psicológico, um estágio mais grave.
Vale lembrar que não só a nova geração sofre desse exagero, mas todas as outras também passam por isso. A questão é que a Geração Z  tem a tecnologia a seu favor, e as atividades transformaram seus sonhos em vontades que se realizam em pouco tempo. Onde tudo é rápido e fácil de conquistar. Afinal eles nasceram no boom da tecnologia e muito bem conectados.
Enquanto aos perfis nas redes sociais, a necessidade de se ter um elogio é bastante interessante. Qualquer pessoa adora receber elogios, principalmente se for sobre a sua beleza. Mas existe um grande número de pessoas que não vivem “felizes” se não receberem algum elogio, e por isso sempre buscam chamar a atenção de um jeito ou de outro.
Em minha opinião, acho triste esse modo que a nova geração vive, saber quem é o mais bonito, o mais perfeito e etc. Há tantas qualidades que deveriam ser mais importantes que a beleza física, e a prova disso é o intelectual de cada um, do que serve a beleza se o seu intelectual é tão pobre? e a beleza é algo eterno pra ser tão venerado?
Onde iremos parar com tantos exageros? Morreremos escravos desse exagero que nos foi imposto ou vamos diminuir a dose?

Um comentário:

  1. Lady, tema polêmico escolhido e até meu comentário vai gerar discussões, mas, até na bíblia esta escrito que nos últimos dias os homens serão amantes de si mesmos. Quanto a Geração Z também me preocupa muito esses jovens se acostumando com tudo rápido e do jeito deles, isto esta tornando eles totalmente egoístas e insensatos. O melhor a fazer é começar a estudar este comportamento desde agora, entendo que, empregarem jovens acima de 14 anos até aos 17 anos seria uma boa estratégia para corrigirmos os erros que a tecnologia esta trazendo com a sua praticidade. Sucesso Lady!

    ResponderExcluir