domingo, 31 de julho de 2011

Planejar para o bom futuro da empresa

fonte:internet

O mercado atual nos cobra muita competência e agilidade, nos transformando em máquinas que correm contra o tempo para não ser esmagados na corrida desenfreada do mundo moderno. E o lema que toda organização diz: temos que estar à frente e sermos o melhor!
Pois bem, essa realidade é assustadora, mas nos acostumamos com tanta loucura, com as cobranças e até com a falta de qualidade nos serviços. Quando falo nessa falha da qualidade, me refiro à falta de planejamento que muitas organizações se prestam a fazer sempre. E quando fazem é em curto prazo, pensam no agora e na concorrência e o futuro pouco importa.
Tudo bem que isso é o resultado da pressa que o mercado tem e os concorrentes não esperam, sempre procuram estar um passo à frente. No entanto é necessário que toda organização pense no amanhã, a falta de estratégias acabam estragando as ações que poderiam trazer ótimos resultados com o passar do tempo.
O que está valendo hoje são ações imediatistas, naquele momento e só. As estratégias que poderiam a longo prazo trazerem novos resultados positivos são esquecidos.
Na área da comunicação de uma organização, é imprescindível o planejamento, nada é feito de qualquer forma, por impulso. É preciso pensar no futuro, na imagem da organização, para que ela não seja alvo de críticas ou até crises que afetem a sua reputação.
No caso da internet, as organizações viram-se obrigadas a entrarem nesse mundo infindo de informações. E a partir dessa ação elas passaram a apresentar suas características nas redes sociais e compartilhando tudo que seja importante para os seus clientes.
Elas acabam esquecendo que um planejamento a longo prazo é capaz de eliminar futuras dores de cabeça. Combinar com todos os responsáveis pela comunicação e principalmente quem administra os perfis da empresa nos sites de relacionamento deve estar em acordo com as ações propostas e executá-las com transparência e seriedade. Nada de esconder informações ou recusar a respondê-las publicamente. Quanto mais clara e correta for as atividades da organização, mais seguidores e amigos ela terá.
O que importa no ciberespaço não é a quantidade de informações que a organização está jogando a cada dia, mas o seu compromisso e seriedade com o público que a segue e acredita no seu potencial.
Fazer amigos nas redes sociais é muito bom, melhor ainda é saber que eles admiram o seu desempenho e acompanham cada detalhe que você publica. E isso para as organizações é algo maravilhoso, pois além de diminuir a distância entre eles, a confiança cresce e a troca de experiências melhora a forma de relacionamento entre as duas partes.
Uma organização amiga de seu público sempre estará presente e será lembrada por seus clientes. É só questão de um bom relacionamento, essa é a chave que abre as portas do sucesso. Assim, os bons resultados chegarão sempre! 

Um comentário:

  1. Oi Lady, parabéns pelo artigo você abordou de uma forma clara de como se deve agir dentro de uma empresa; e sim claro toda empresa deve fazer planejamentos em curto e longo prazo mais nem todos os gestores pensam assim, a maioria como você mesma ressaltou só pensa no agora e se esquece do futuro. Mas, isto já sintoma de falta de planejamento em longo prazo, pois, não se vende um produto mais barato que o concorrente apenas porque ele anunciou mais barato e sim porque o produto foi adquirido com um preço mais acessível ao consumidor final. E sobre a comunicação é essencial aproximar o cliente da empresa e satisfazer suas necessidades e encantá-lo, quanto a fazer amigos através de redes sociais é maravilhoso mesmo, afinal você e eu somos frutos desta árvore certo? É muito bom poder dividir com você minhas experiências e aprender com uma pessoa fantástica como você. Sucesso Lady!

    ResponderExcluir