segunda-feira, 20 de junho de 2011

O poder da Comunicação nas organizações



Falar sobre a comunicação em geral não é uma tarefa simples, pelo contrário, há muito que discutir e aprender nesse mundo incrível em que ela nos envolve. O que vemos atualmente é um grande problema existente na comunicação dentro das empresas. Por esse motivo falaremos um pouco sobre a comunicação organizacional, analisar quais as práticas realizadas pelas empresas, e se realmente estas práticas estão fazendo o efeito desejado com o público.

Se comunicar, é essencial

Quando o assunto “comunicação” é abordado dentro da empresa muitos pensam que é simplesmente aqueles jornais que circulam comunicando algo que ocorre dentro da empresa ou aquele mural que fica estampado em um canto cheio de notícias.
É importante esclarecer que comunicar não é simplesmente publicar ou anunciar um fato, para que haja realmente uma comunicação é preciso o retorno daquilo que foi dito, ou seja, uma resposta, um feedback. Só assim o processo se completa.
Na verdade, existem muitas organizações que ainda são assim, despreparadas. E por falta de uma boa comunicação, as fofocas surgem e aquele clima chato começa a incomodar. A rádio-peão como é chamada, transforma todo o clima organizacional. Um exemplo de fofoca que traz desconforto e preocupação entre os funcionários é quando alguém espalha a notícia sobre futuras demissões. A partir disso, se instala o desespero em todos, e o ritmo de trabalho começa a perder força, e os funcionários não produzem tanto como antes. E nesse ponto a empresa perde não só a sua produção, mas a confiança dos próprios funcionários. Ao mesmo tempo a rádio-peão ajuda quando o assunto é de interesse para todos da empresa, nesse caso é bem vinda a fofoca, o boca a boca é sempre o meio mais forte e rápido de disseminar uma notícia.
Mesmo que a empresa seja de pequeno ou médio porte, isso não significa que ela não precise investir na comunicação. Pois, os mesmos problemas que surgem nas empresas de grande porte, aparecem nestas também. É claro que os problemas são resolvidos mais rapidamente, portanto não devem ser deixados de lado.
A imagem da empresa é o que ela representa. Esse aspecto é outro fator bastante importante e jamais deve ser deixado pra depois. O lugar onde a empresa está instalada deve ser agradável, com aspecto de organização. Os uniformes padronizados com a logomarca da empresa fazem com que os funcionários se sintam bem e possam representá-la até fora de suas instalações.
Capacitar os funcionários é essencial, pois ao mesmo tempo que motiva a equipe, mostra a eles a importância de um bom comportamento e de união com os outros colegas. Alguns vídeos que mostrem na prática o que foi transmitido ajudam muito na compreensão dos funcionários e faz com que eles se sintam a vontade para realizar os mesmos gestos.


Uma boa comunicação interna faz a diferença!

Se uma organização não trabalha bem a sua comunicação interna, como ela quer que o público externo a veja com admiração? Bem, isso é uma realidade de muitas empresas que buscam só trabalhar a sua imagem externa, por meio da publicidade e propaganda e se esquecem do futuro, que é o mais importante.
Porque o futuro é mais importante que o agora? Eis a questão em que muitas organizações pecam na hora de pensar sua comunicação. Um profissional de Relações Públicas que é preparado para lidar com essa situação, sofre ao fazer que todos entendam a importância que um planejamento de comunicação tem na empresa. Esses profissionais são lembrados na hora de apagar o fogo, quando a crise já se instalou, mas antes ninguém se importa.
O grande erro das empresas é exatamente pensar só no presente, e então gastam com anúncios publicitários, marketing e não se preocupam em fazer um planejamento, que evita um futuro aborrecimento, uma crise. Aquela frase “a propaganda é a alma do negócio” já era! Agora é o relacionamento, a maneira de lidar com o público que fazem a diferença nos negócios. A empresa que satisfaz seu público é reconhecida e utilizada como modelo pelas outras.
No planejamento tudo é pensado, analisado, busca-se as melhores alternativas que atendam as necessidades dos públicos e dos colaboradores. Quando praticado e analisado, os resultados são os melhores.
Outro fator importante é “arrumar a casa” antes de qualquer ação. Essa expressão utilizada pelos comunicadores é uma forma de explicar que a empresa é a casa de todos e, antes de expor o que ela é, deve ser arrumada por dentro. Ou seja, os seus colaboradores devem estar por dentro de suas ações e devem colaborar para o crescimento, tornando todos os envolvidos em uma grande família dedicada.
A comunicação interna é importante para evitar qualquer tipo de crise, pois  a falta de transparência é a grande vilã de qualquer imagem organizacional. E nessa era da informação não há como esconder nada dos públicos que a cada dia compartilham seus desejos e opiniões.

Ouvir seus  stakeholders acima de tudo

Os stakeholders são todas as pessoas que trabalham na empresa direta ou indiretamente. Os revendedores, o público, os acionistas, os colaboradores. E a empresa precisa estar disposta sempre para ouvi-los, pois só com a união de todos é possível chegar ao sucesso. Trabalhar em grupo é necessário, ninguém trabalha e obtém mérito sozinho.
Com a popularização da internet, o público assumiu maior força de expressão, gerando o aumento de opiniões que atingem as empresas direta ou indiretamente. E com a ajuda das redes sociais, essas opiniões são rapidamente expostas pra que os outros usuários fiquem sabendo e possam compartilhar seus conceitos sobre determinado serviço ou produto fornecido pela empresa.
Estar atenta às críticas da opinião pública e dos concorrentes é muito importante para a organização, se ela reconhece seus defeitos e tenta corrigir, fazendo sempre o melhor para a satisfação dos consumidores, ela só terá reconhecimento pelo trabalho e ganhará a admiração de todos.
Por essas e outras razões, as organizações que querem manter um bom relacionamento com seu público e aumentar cada vez mais admiradores, ela deve pensar em todos que estão envolvidos ao seu redor. Nos colaboradores, na sociedade em que está inserida, no meio ambiente e nos clientes. Só assim ela estará fazendo o seu trabalho com responsabilidade e praticando a ética através de suas ações.
São esses fatores que nos faz compreender a importância e a força que a comunicação tem nos ambientes organizacionais, além de manter o ambiente de trabalho favorável, torna a organização preparada para enfrentar os obstáculos que surgem a cada dia.

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