quinta-feira, 2 de junho de 2011

A importância da motivação no ambiente de trabalho

Dias atrás vimos no jornal que a depressão é o grande motivo do afastamento de trabalhadores no Brasil. Essa situação não é nada agradável para ambos os lados, o trabalhador e a empresa. 
A depressão ocorre às vezes sem a própria pessoa sentir que está com sintomas da doença. E a partir dessa situação ela continua indo trabalhar e não se dá conta dos males que irá sofrer futuramente. 
Sabemos que muitas empresas contam com profissionais capacitados para ajudar os funcionários a desenvolver melhor as atividades e a enfrentar problemas do dia a dia, são os psicólogos.
Enfim, a depressão é o resultado do estresse, de muito trabalho sobrecarregado todos os dias.
Mesmo com esses profissionais, muitos indivíduos acabam sendo reféns desse mal que persegue a sociedade. A depressão acaba afastando as pessoas não só do trabalho mas também das pessoas e das atividades.
E essa doença pode surgir por causa da falta de motivação no ambiente de trabalho. Falta de perspectiva acaba acarretando um desãnimo pelo trabalho. Os funcionários acabam exercendo suas funções sem o menor estímulo, sem a menor vontade. Fazem aquilo porque é o jeito, são obrigados, pois no fim do mês vem o dinheiro, o mais importante.
Quem trabalha com desãnimo e simplesmente exerce a função só por dinheiro, realmente nunca se sentirá feliz no ambiente de trabalho e muito menos sentirá que faz parte da empresa. É ai que chegamos no ponto principal, a empresa é obrigada a fazer palestras de motivação e realizar ações para o bom relacionamento ou deixa que seus funcionários trabalhem do jeito que quiserem, que acharem melhor?
Acho sinceramente que toda empresa, seja ela pequena ou de grande porte, deve motivar seus funcionários e praticar atividades que demonstrem a importância de se trabalhar bem e feliz. O que as empresas precisam entender é que se os funcionários não estão bem, a empresa não vai bem. É pensar que essa junção existe de fato. A empresa não existe sem funcionários. Por esse motivo é necessário que a forma de tratar as pessoas que "fazem" a organização seja repensada. 
Tirar um horário para que os funcionários assistam um vídeo com exemplos de motivação, é um bom começo. Menos em horário de almoço ou prendê-los mais tempo. Isso piora, e faz com que percam o interesse no vídeo. 
Palestras dinâmicas são ótimas para o desempenho dos funcionários. Eles aprenderão e saberão que são importantes para a empresa. É preciso deixar claro que a satisfação deles vem em primeiro lugar, que a empresa se preocupa com o bem estar de cada um.
Bem, pode parecer utopia, mas existem empresas que realmente se preocupam com seus funcionários e deixam isso claro. E porque não praticar? mostrar preocupação com os verdadeiros responsáveis pelo sucesso da empresa. Não importa o tipo de atividade que cada pessoa exerça, o que importa é que cada um faça seu trabalho feliz, sem problemas e desãnimo. O mundo que vivemos nos cobra capacidade e determinação, é justamente essa motivação que levará a todos a um lugar onde  querem chegar.

Esse vídeo de Daniel Godri ilustra bem a importância da motivação. Muito bom!






Nenhum comentário:

Postar um comentário