quinta-feira, 31 de março de 2011

O poder dos consumidores nas redes

Foi-se o tempo em que as propagandas e grandes marcas faziam a cabeça dos consumidores. Agora os produtos são bem analisados antes de cair nas graças de seus compradores. Eles pesquisam e perguntam para outras pessoas o que aquele produto oferece, e se gostarem das respostas, vão com tudo na hora da compra.
Com o surgimento das redes sociais, ficou muito mais fácil pesquisar sobre os produtos que se quer comprar. No orkut, por exemplo, há várias comunidades voltadas para informar os consumidores sobre o produto, mostrando suas qualidades e suas desvantagens.
Outro exemplo fortíssimo de opinião é o twitter, que além de ser rápido a propagação da noticia, atrai atenções dos usuários. Falar mal de uma marca, um produto é bem comum nas redes. E esse poder adquirido pelos consumidores levou as empresas a repensarem melhor sua forma de agir diante de seus serviços e produtos.
As redes sociais são utilizadas para a troca de informações, e nessas informações estão também as reclamações, as insatisfações. E é a partir daí que os usuários espalham para todos quando não aprovam um produto e dizem ainda o motivo.
Nesse pequeno mundo onde todos estão conectados, interligados pelas redes da informação, não há como esconder as satisfações e insatisfações alheias. Se um amigo diz a outro que adorou um celular e suas funções e esse amigo disser a outros, a repercussão será enorme, e muita boa para a imagem do produto. mas caso contrário, a insatisfação do consumidor poderá diminuir a venda do aparelho e nessas situações não há propaganda que salve sua imagem.
Os consumidores são formadores de opinião e essa é uma arma poderosa que pode ajudar ou piorar uma marca, um produto. A era da informação é isso aí, temos liberdade de escolher o melhor ou pelo menos opinar. Isso sim pode-se dizer que é uma espécie de ajuda coletiva rsrsrsr.
imagem: internet




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