quinta-feira, 24 de março de 2011

Felicidade no trabalho é possível diante de tanta pressão?

No ambiente de trabalho todos os profissionais acabam se acostumando a viver na correria, com curto tempo para realizar suas atividades. Alguns se sentem infelizes por trabalharem nessa pressão e ficam irritados, estressados.
Sabemos que hoje é difícil encontrarmos pessoas calmas e simpáticas (dependendo do ambiente onde elas se encontram) porque se for muito agitado, acho difícil. Essa história que dizem que os problemas de casa deixamos para trás quando estamos no trabalho é pura ilusão. Não é possível uma pessoa conviver com problemas na familia e estar feliz no trabalho, ela pode até disfarçar, mas não a deixa satisfeita.
A qualidade de vida é essencial para que uma pessoa se realize no trabalho, para que ela possa realizar suas atividades com mais entusiasmo e energia. Se for ao contrário ela estará infeliz e refletirá isso no trabalho, gerando insatisfação dela e dos outros colegas que serão afetados também.
A importância de se trabalhar a comunicação interna é justamente evitar esse tipo de problema, pois se uma empresa se preocupa com o bem estar dos funcionários, eles se sentirão à vontade para expor seus problemas. Logicamente a empresa não poderá resolver os que forem pessoais, mas ajudará muito se souber ouvir e fazer com que os próprios funcionários ajudem nas decisões internas, dando idéias e opiniões.
Um bom clima no trabalho ajuda muito uma pessoa a se sentir importante, eficiente, útil. É assim que muitos querem mas não sentem-se assim, por falta de um bom relacionamento, uma boa comunicação interna.
A felicidade não está no futuro, é o agora, ela está nos momentos, no dia a dia, e cabe a nós aproveitá-la  da melhor forma quando ela chega.

Um comentário:

  1. Sim, a comunicação interna é necessária e eficaz. Quando a falha na comunicação todo o resto será prejudicado. Inclusive sobre problemas pessoais, meu ex chefe dizia que quando ele entrava na empresa e passava o cartão dele, ele colocava a máscara de funcionário e realmente a carapuça serviu. Falso, hipócrita e tudo de ruim que se poderia ver em uma pessoa. Ele não trazia os problemas dele para a empresa, mais levava para a empresa os problemas dos seus subordinados afim de parecer perfeito aos olhos da empresa. E pedir a dispensa de cada colaborador que estivesse em situações difíceis. Comunicação quando bem aplicada ainda pode gerar conflitos por causa da aceitação de quem a houve, imagine quando mal aplicada? Devemos aprender o significado da palavra (empatia)e então praticar...

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