terça-feira, 30 de novembro de 2010

Comunicar-se no mundo real ainda é indispensável

"É tão fácil dialogar de um lado ao outro do planeta que nos esquecemos das dificuldades, indispensáveis, do face a face." Wolton

Diante da frase desse  autor não só da comunicação mas de outras áreas também, Wolton diz uma coisa que me fez lembrar do que estudei na universidade. O face a face, dialogar, relacionamento, tudo  a ver com comunicação e são elementos que debatemos muito no nosso curso.
Um Relações Públicas deve estar preparado para quando um problema de comunicação surgir e em muitos casos são apenas a má transmissão de notícias que geram toda a confusão dentro de uma empresa.
Nos últimos anos estamos descobrindo muitas novidades no mundo virtual e cada vez mais gostando da praticidade que ele nos dá. Afinal, somos modernos e adoramos o que é novo, não é?
A tendência de ficarmos muito tempo em frente ao computador é aumentar, no meu ponto de vista. Pois hoje podemos fazer muita coisa pela web e com as mídias sociais nos envolvemos ainda mais nesse universo sem fim.
Porém acabamos esquecendo de um elemento tão importante em nossa vida real que nem percebemos direito ou simplesmente deixamos pra lá. A comunicação face a face, a comunicação direta com outras pessoas.
Tudo bem que ainda temos o hábito de falar com os outros, claro! no trabalho, na escola, na faculdade, enfim, em vários lugares. Mas o que quero dizer é  a falta de relacionamento, que começa com os jovens, por exemplo.Por passarem muitas horas na internet acabam esquecendo de sair mais com amigos, com a família. E preferem muitas vezes conversar com amigos virtuais.
É muito bom que tenhamos relacionamento nas redes sociais, trocar idéias, compartilhar informações. Mas quando é exagerado acaba prejudicando a vida social do indivíduo. E também não é saudável pra ninguém ficar grudado no computador o dia todo.
Precisamos domar essa nossa necessidade de viver conectado por muito tempo na web, precisamos viver mais intensamente. O ciberespaço é um mundo grandioso de informações e se não soubermos utilizá-lo acabamos presos nas redes.
Voltando para a empresa, a comunicação face a face é muito importante, pelo fato de diminuir os ruídos causados pela falta de informação. Esses ruídos(fofocas) geram confusões e podem até atingir alguém que não tem nada a ver com o assunto.
E se a empresa tiver a intranet e pensar que isso resolve, pior ainda, imagina todo mundo falando mal do outro na net, horrível! A empresa jamais deve esconder a realidade para seus colaboradores. Eles devem sempre estar por dentro do que acontece com ela.
Para evitar constrangimento é preciso que haja uma comunicação objetiva e transparente, que busque a compreensão de todos os envolvidos e evite falhas.Assim as pessoas além de se comunicar bem, terão ótimos relacionamentos.


Até mais!

Um comentário:

  1. Muito bacana esse posicionamento! Vai ajudar na produção da abordagem de meu tópico no artigo do grupo: Redes sociais e as novas formas de relacionamento.

    ResponderExcluir