sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Abusar do uso das redes sociais nem sempre traz pontos positivos

Quando li essa matéria lembrei de quantas vezes ouvi pessoas falarem mal das redes sociais, por elas interferirem nas atitudes dos jovens, que mudaram suas atividades depois de criarem perfis na web e compartilhar informações. Sei que a realidade é essa, mas não sou contra as redes sociais, afinal sou uma comunicadora, e devo estudar esses novos meios de relacionamento e não atacá-los. O mal desempenho de jovens nos estudos se dá através da falta de organização que estes tem quando o assunto é internet. Eles passam da hora e ficam conectados por muito tempo. É difícil para os pais que nasceram em um outro tempo entenderem esse processo e modificar esse costume, é claro que a partir de um bom relacionamento entre eles e seus filhos, é possível que se estabeleça um limite, que os filhos aprendam a controlar seus impulsos virtuais. Não há uma fórmula para domar essa atitude natural dos internautas, mas há o diálogo, que ajuda a entender e a explicar o que deve ou não prejudicar na formação desses jovens navegadores que buscam se relacionar com o mundo através das redes. Leia a matéria e tire suas conclusões.
boa noite!


Estudo vincula uso de redes sociais a pior desempenho escolar


Multitarefa que distrai

Um estudo holandês vinculou o uso de redes sociais como o Facebook a um desempenho acadêmico inferior.

O efeito seria consequência da forma como sites de redes sociais são usados: o usuário fica permanentemente conectado ou faz várias visitas diárias ao site enquanto realiza, simultaneamente, outras atividades.

A pesquisa, feita por Paul Kirschner, da Open University, na Holanda, foi publicada na revista científica Computers in Human Behaviour.

Kirschner questiona teorias atuais de que o cérebro do jovem moderno, moldado pela era digital, estaria adaptado a processar simultaneamente canais múltiplos de informação.

Ele sugere que, em comparação com estudantes que realizam uma tarefa de cada vez, os adeptos da multitarefa (fazer várias atividades ao mesmo tempo) precisam de mais tempo para o aprendizado e cometem mais erros no processamento da informação.

Livro de faces versus livro de notas

O pesquisador entrevistou 219 estudantes de uma universidade pública holandesa, e explica que o estudo é preliminar e precisa ser aprofundado.

A análise dos dados revelou que usuários do Facebook apresentaram, em uma escala de um a quatro, uma nota média de 3,06. Os que não usavam a rede social tiveram desempenho 20% melhor, alcançando em média 3,82 pontos.

O estudo também concluiu que usuários do Facebook estudaram menos horas: entre uma e cinco horas por semana, em comparação com não usuários, que disseram estudar entre 11 e 15 horas por semana.


Diário da Saúde

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