sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Interatividade no ciberespaço: o lado bom da internet

fonte: internet

Tudo bem que a internet  tem o seu lado ruim, como tudo na vida. Nada é perfeito, é fato. Como sou uma leitora assídua e fissurada em notícias, faço parte da turma de internautas que passam muitas horas na net (quando posso!), vasculhando tudo o que chama a atenção.
Não vou falar mal da internet em momento algum! O tema aqui é só pra falar bem, vamos esquecer o outro lado.

O ciberespaço é um mundo fantástico! Nele encontramos tudo e mais um pouco. Além de textos, vídeos, fotos, áudio, encontramos muitas pessoas interessantes. E estas acabam nos envolvendo por algum motivo, seja por uma mesma visão ou por algum interesse.

Compartilhamos a cada click, uma idéia, um sentimento, uma vontade. Enfim, tudo o que “dá na telha” como dizem por aí. Mas o que mais me fascina é a facilidade que a web nos oferece. Temos o mesmo poder que os jornais e revistas antes tinham com exclusividade, o poder de informar. E a nós competia apenas ler e ouvir, em alguns momentos compartilhar e comentar.

A chegada do twitter mudou drasticamente o cenário da internet, e principalmente das empresas, as pessoas começaram a se importar em dar opiniões e compartilhar tudo o que elas acham relevante. É incrível que muitas pessoas mostrem conteúdos que nos ajuda e nos enriquece intelectualmente.

Seguir o twitter de uma personalidade da nossa profissão ou de outra área é uma ligação muito próxima, pois se uma informação interessar a ela ou a nós mesmos, ela será rettwitada e assim a divulgação e interatividade vai crescendo e tendo maior visibilidade.

As outras redes sociais também são importantes nesse processo de compartilhamento. Falei mais sobre o twitter porque é a rede mais rápida e prática. E além disso, ela aproximou pessoas antes impossíveis de se manter contato, a exemplo de famosos, atores, escritores, cantores, etc. Hoje  é possível.

O que me agrada na internet também é saber que muitos começaram a utilizar suas fantásticas ferramentas. A sua popularização fez com que grande parte da população começasse a usá-la. Ainda falta muito, claro. Mas o número  já melhorou bastante.
É maravilhoso conhecer usuários que utilizam a web para fazer “coisas boas”. Sabemos que há o lado escuro desse mundo tão infindo. Mas agora não cabe mencioná-las, só as boas. São tantos estudiosos e especialistas que sempre pesquisam e compartilham temas importantes e que ajudam aqueles que buscam o aprendizado para o melhoramento do seu intelecto.

Somos capazes de aprender e ensinar qualquer coisa, e a internet veio para compartilharmos tudo que está ao nosso alcance. É muito prazeroso encontrar pessoas que dividem as mesmas experiências ou até outras, compartilhando suas particularidades.
Navegar na internet é uma atividade que requer muita paciência (apesar da nossa ansiedade) e atenção. Observar se as fontes são confiáveis antes de divulgá-las para nossas redes.
Estamos sempre precisando de referências para algum tipo de trabalho, mas para isso é importante que haja fontes confiáveis. Se cada um fizer sua parte e construir mensagens que tenham significados precisos, teremos um ciberespaço repleto de informações capaz de transformar a vida de muitos usuários.

Então vamos usar e abusar do mundo virtual interagindo de várias maneiras enriquecendo nossa história.



Um comentário:

  1. Sim, é muito bom navegar na internet e conhecer pessoas maravilhosas a exemplo você Lady! Com esta nova ferramenta chamada internet tem a facilidade de se apreciar informações incríveis e procurar novas amizades com pessoas do mundo inteiro, e podemos adquirir muitas coisas gratuitamente sem infligir os direitos autorais.
    Parabéns e muito sucesso!

    ResponderExcluir