quarta-feira, 17 de agosto de 2011

A força das redes sociais na hora da crise

Muito se ouve falar que as redes sociais ainda não estão sendo levadas a sério por muitas organizações. Essas ainda insistem em ficar no século passado, utilizando o velho jornal interno e um quadro mural que nem sempre são atualizados.
        O grande erro é exatamente esse, a falta de inovação. Quem pretende chegar a algum lugar ou em alguma posição deve saber que nunca é tarde para mudar, aprender o que é novo, moderno. Depois que a internet adentrou em nossas vidas é impossível virar as costas e fingir que nada aconteceu. Em algum momento precisamos dela para qualquer atividade.
        Nas organizações não é diferente, todas pretendem ganhar visibilidade e captar novos clientes e admiradores. E para que ela tenha tudo o que deseja, é necessário ter credibilidade, tal palavrinha não é tão fácil de conquistar e manter.
        Quando ocorre uma crise, a primeira coisa que acontece é a rápida divulgação em todos os meios de comunicação e entre as pessoas. E nesse momento todos enlouquecem atrás de uma solução. E depois que a solução é encontrada tudo é explicado e resolvido, tudo volta ao normal, bem bonitinho.
        Não mesmo! Sabemos que depois da crise instalada alguém responsável, imediatamente deve informar o público e falar das decisões que a empresa deverá tomar. Esconder e negar os fatos só irá prejudicar ainda mais a credibilidade da organização. Transparência é a melhor maneira de passar confiança e ganhar admiração do público.
        As redes sociais são grandes armas que ajudam a propagar mais rápido as informações, manter o público por dentro das ações feitas pela empresa. E depois de resolvido o problema, ouvir o público através de dúvidas, sugestões e qualquer maneira de expressão são uma boa estratégia.
        Não basta criar um perfil da organização e não atualizá-la nas redes, manter um relacionamento com o público é uma forma de saber as preferências e vontades. Uma ótima oportunidade de acertar os futuros projetos e evitar fracassos. Interagir é uma necessidade que toda organização tem, basta que elas façam na prática, ou melhor, na web.
        Um bom planejamento de comunicação digital seguida de outras ações de comunicação é o melhor meio de se evitar crises e insatisfações. A única coisa que as organizações devem entender é que sem um planejamento de comunicação (tanto virtual e real) não há como construir uma boa reputação e sequer evitar uma crise. 
             
           
           
            

Um comentário:

  1. Disseste muito bem! Você trouxe á tona os principais motivos de crises e conflitos dentro da empresa. Porém, não só as pessoas como também existem muitas empresas que insistem em se manter estacionadas. Exemplo: Antes os relógios eram de bolso hoje são digitais, se muitas das empresas daquela época não se atualizassem já estariam fora do mercado há muitos anos. Quanto a um fato importante sobre comunicação é só observar que antes as empresas tinham quadros de avisos e caixas de sugestões e reclamações, hoje muitas empresas optaram por sites de relacionamento com todas essas necessidades embutidas, sendo assim nos poupam tempo e aumentam a sua credibilidade. Parabéns!

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