sábado, 17 de julho de 2010

Cinco regras para usar Orkut, Twitter e Facebook no trabalho

Realmente essas dicas são muito importantes para serem levadas a sério para quem usa as redes sociais no trabalho. Eu utilizo e tenho bastante cuidado e nunca me dei mal. e vc?

matéria retirada do site: administradores.com


Veja o que fazer para proteger o usuário, o empregador e a empresa dentro das redes sociais com segurança e sem afetar a imagem do profissional


O uso das redes sociais no trabalho divide opiniões. Alguns acreditam que a utilização dessa ferramenta é o grande vilão da produtividade. Pois, muitos funcionários perdem bastante tempo navegando nessas redes. Já outros, são completamente a favor, e conseguem ver oportunidades de estarem mais próximo com seu público-alvo e até de ganhar mais dinheiro conectado nesses sites.
Claro que a visão de cada profissional, geralmente, varia de acordo com o que ele está vivenciando em seu trabalho ou de sua experiência acumulada na profissão. Por tanto, cada situação relacionada ao uso das redes sociais no ambiente corporativo deve ser analisada de acordo com o contexto e a diretriz que a empresa prega.
Só que um assunto pouco dito nesse contexto da utilização de redes sociais como Orkut, Twitter e Facebook no trabalho, é sobre a segurança das informações e senhas utilizadas quando as contas são acessadas.
Bruno Ricardo, gerente de treinamento da F-Secure Brasil, empresa em soluções de segurança para dispositivos móveis, relata que muitos profissionais esquecem de tomar alguns cuidados e clicam em links encaminhados que não são confiáveis.
"Com a proliferação das redes sociais, aumentam também os riscos de contaminação por vírus e malware, por isso, mais do que nunca, é importante manter o antivírus atualizado e usar sempre aplicativos para verificar a segurança da máquina que está sendo usada. Se você infectar o computador da sua empresa por estar navegando na web a lazer ou atualizando o seu Facebook, por exemplo, pode ter certeza que seu chefe não vai gostar nada!", relata o gerente de treinamento.
Outra ocorrência que acontece em algumas organizações e causa constrangimentos no ambiente profissional é sobre o tipo de informação compartilhado nas redes de relacionamento durante o expediente. Algumas mensagens, fotos e tuitadas retransmitidas podem pegar mal para a imagem de um profissional. Por isso, o funcionário, ao utilizar essas redes no trabalho, deve selecionar e escolher melhor o tipo de mensagens transmitidas nesses canais. Afinal, há casos extremos que já chegaram até à demissão de funcionários.


Confira cinco dicas relatadas pelos profissionais da F-Secure Brasil para proteger o usuário, o empregador e a empresa nas redes sociais.

1. Conheça e siga a política de mídia social da sua empresa.


É permitido o uso de redes sociais nos PCs da empresa? Com que frequência? Quais sites? Você pode comentar sobre assuntos da empresa? Quais informações da empresa você tem permissão para compartilhar? Quem você deve consultar se você tiver uma dúvida a respeito de qualquer uma destas questões? Todas essas perguntas e mais devem ser respondidas na política de mídia social da empresa. Se você nunca leu a política da sua empresa, leia agora. Se a sua empresa não possui, sugira a criação de uma.

2. Use senhas diferentes para o trabalho e contas de mídia social.


Senhas fortes são importantes. Uma senha vulnerável na sua conta do Facebook pode, ser clonada e comprometer a sua reputação pessoal e amigos. Não aumente o risco usando a mesma senha para a sua rede corporativa.

3. Sempre faça log off.


É segurança inteligente fazer o log off do computador ao sair da sua mesa. É ainda mais importante quando as suas contas de rede social estão abertas. Se você sai da sua mesa e deixa o navegador aberto no Facebook ou no Twitter, você está implorando para um colega de trabalho postar uma atualização ridícula de status em seu nome. Na verdade, é uma boa política fazer o log off de qualquer site quando você não estiver usando. Você não quer ganhar a reputação de funcionário que está sempre no Facebook.

4. Evite correr riscos desnecessários.


Não clique em links encaminhados que você não tem certeza se são confiáveis - verifique qualquer URL com a ferramenta gratuita Browsing Protection da F-Secure. Se alguém pedir ajuda financeira para você ou para divulgar algo controverso, verifique quando chegar em casa. O mais importante, deixe a instalação de software para os especialistas. Se é preciso instalar um plug-in para ver algo relacionado a uma página do Twitter, você provavelmente não precisa ver esta página.

5. Pense no que você compartilha e com quem.


Você nunca deve postar qualquer coisa na web que não gostaria de ver em um jornal. Considere tudo o que você postar — incluindo itens que são limitados somente a "amigos" ou "amigos de amigos" — para potencialmente estar em domínio público.


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